Notícias

25/06/2012

Comunicado ao mercado sobre portaria 371 do INMETRO

COMUNICADO AO MERCADO SOBRE PORTARIA 371 DO INMETRO

 
Ref. :Nomenclatura dos APARADORES DE GRAMA CID
antes e depois da certificação, conforme Portaria 371 do INMETRO a partir de 2011.

1-     POTÊNCIA INSTANTÂNEA em Watts.

É a maneira de medir a Potência Máxima do motor, feito com o eixo bloqueado.

Há anos o mesmo número referente a esta potência é usado como referência nos Aparadores.

Ex.: Motor 1000 Watts Instantâneo = Aparador CID 1000.

Esta prática foi adotada pelos fabricantes de Aparadores, influenciada por fabricante de motores universais no Brasil que vende seus motores pela POTÊNCIA INSTANTÂNEA e não era compulsório a etiquetagem com a POTÊNCIA ABSORVIDA.

2-     POTÊNCIA ABSORVIDA em Watts = Consumo de Energia da rede elétrica em Watts.

É a maneira de medir a potência do motor com o eixo desbloqueado, mas submetido a uma carga no eixo simulando o corte da grama.

A Portaria nº 371 exige nos produtos eletrodomésticos certificados a etiqueta informando a POTÊNCIA ABSORVIDA que é igual ao consumo de energia da rede elétrica e deixa os fabricantes livres para adotarem as suas próprias nomenclaturas nos Aparadores.

Ex.:     Nome:     CID 1000

  Etiqueta: Potência Absorvida 541 W em 127V.

3-     Os APARADORES CID antes da certificação e depois, possuem exatamente os mesmos motores, ou seja, as mesmas potências instantâneas, absorvidas e torques.

4-     Foi feita uma proposição para a CID em deixar de usar a nomenclatura por base no NÚMERO DA POTÊNCIA INSTANTÂNEA (é sempre o maior número) e usar o NÚMERO DA POTÊNCIA ABSORVIDA (é sempre o menor número) nos Aparadores.

Ex.:  Nome:     O CID 1000 seria chamado de CID 541

  Etiqueta: Potência Absorvida 541 W em 127V.

Isto aumentaria os custos para todos os envolvidos no mercado e confusões na interpretação nos revendedores, fabricantes e o pior, nos clientes usuários compradores dos Aparadores.

Por isso a CID decidiu pelo mais sensato:

4.1- Manter na nomenclatura o mesmo número correspondente a POTÊNCIA INSTANTÂNEA.

 Ex.: Motor 1000 Watts Instantâneo = CID 1000

4.2- Tornar público por meio de órgão oficial, INMETRO, os modelos dos Aparadores de Grama pelo mesmo número da POTÊNCIA INSTANTÂNEA do motor, informando também a correspondente POTÊNCIA ABSORVIDA que é igual ao consumo de energia da rede elétrica.

4.3- Informar em nossos catálogos: POTÊNCIA INSTANTÂNEA, POTÊNCIA ABSORVIDA, CONSUMO DE ENERGIA, TORQUE E TENSÃO. Vide anexo imagem da página dos Aparadores do catálogo CID.

 

    4.4- Disponibilizar desde 2011 aos REVENDEDORES, os ecoeficientes RECYCLADORES, os Cortadores e Aparadores de Grama elétricos já CERTIFICADOS, antes dos prazos limites estabelecidos pela Portaria 371 do INMETRO, disponibilizando mais tempo para revender e eliminar de seus estoques os produtos não certificados e livrar-se de multas pelo INMETRO, após Dezembro de 2012.

Obrigado pela compreensão e nos colocamos a disposição para eventuais dúvidas.

          Veja produtos da CID já certificados:

http://www.inmetro.gov.br/prodcert/certificados/lista.asp?tipo_pessoa=J&empresa=CID+Produtos+Ltda&cnpj_cpf=77509511000168


Joinville, 25 de junho de 2012

Atenciosamente
Cid Produtos Ltda
José Onírio Martins e Rogério Marins
Departamento de VENDAS
Eng.º Luiz Alberto Saad
Responsável Técnico e Sócio Fundador