Notícias

29/06/2012

Segurança dos RECYCLADORES, Cortadores e Aparadores de grama elétricos

Consta na Portaria nº 371, de 29 de dezembro de 2009:

 

Art. 4º Parágrafo único – A partir de 1º de julho de 2012 os aparelhos supracitados deverão ser comercializados no mercado nacional, por fabricantes e importadores, somente em conformidade com os Requisitos ora aprovados.

Art. 6º Determinar que as infrações aos dispositivos desta Portaria e dos Requisitos que aprova, sujeitarão o infrator às penalidades previstas na Lei n.º 9.933, de 20 de dezembro de 1999.

Parágrafo Único – A fiscalização, a cargo do Inmetro e das entidades de direito público a ele vinculadas por convênio de delegação, observará os prazos estabelecidos nos artigos 4º e 5º desta Portaria.

 

Em 1986 a CID ® tomou a decisão de mudar o grave cenário das máquinas elétricas de cortar grama no Brasil por serem elas as responsáveis pelo maior número de acidentes no segmento de jardinagem, apontado pelas estáticas do Ministério do Trabalho.

Compramos no mesmo ano um dos fabricantes e adotamos as mesmas normas de segurança do Mercado Comum Europeu (IEC), regulamentadas agora também para o Brasil pelo INMETRO. Por isso em 2011 nossos RECYCLADORES®, Cortadores e Aparadores de Grama elétricos já estavam certificados e finalmente agora é compulsório no Brasil.

Portanto a partir das 24:00h de 30/Jun/2012 nenhum fabricante brasileiro poderá comercializar cortadores e aparadores de grama elétricos que não estejam certificados conforme a referida Portaria 371 de 29/Dez/2009.

A ouvidoria do INMETRO através do site www.inmetro.gov.br e telefone 0800 285 1818 de 2ª a 6ª feira das 8:00 às 18:40h está disponível para denúncias, reclamações, críticas, sugestões e elogios.

Torcemos nestes últimos 26 anos para que esta regulamentação acontecesse, pois só trás benefícios para os usuários destes equipamentos e coloca o Brasil, neste caso, no mesmo nível da Europa. Motivo para nós brasileiros comemorarmos.

 

Convidamos para conhecer o recente catálogo (Junho/2012) desde as roçadeiras laterais á gasolina para uso profissional até o multi afiador no site: www.cid.ind.br

 

 

Atenciosamente,

 

Cid Produtos Ltda

José Onírio Martins e Rogério Marins

Departamento de VENDAS

Eng.º Luiz Alberto Saad

Responsável Técnico e Sócio Fundador